Lirios-do-mar - Crinóides

A classe mais primitiva dos Equinodermos atuais é a Crinoideae, essa classe ainda apresenta algumas características primitivas,um exemplo é o pedúnculo, que servia para a fixação em Equinodermos já extintos, e hoje é encontrado apenas em algumas especies de Crinóides, já na maioria das espécies o pedúnculo é encontrado apenas em animais muito jovens.

Os Lirios-do-mar possuem a boca e os sulcos ambulacrais voltados para cima , pois eles vivem em sua maioria fixos ao substrato através dos cirros ou pedúnculos.



Esses animais tem uma aparência característica pois podem possuir de 10 a 200 braços ramificados dando a aparência de penas, esses braços tem como função a captura de alimento, o plâncton. 

Os Crinóides possuem pódios pequenos, e não possuem madreporito, que tem a sua função feita por diversas perfurações na parte oral do animal, que faz o comunicação do sistema ambulacral com o meio externo. 

Referências:
  1. RIBEIRO-COSTA, Cibele S.; DA ROCHA, Rosana Moreira. Invertebrados: manual de aulas práticas. Holos, 2002.
  2. https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEilU6L5ZzEiWQN4scVjppbpx8FOP-QSFd5-YnNcnvhD4G8sUConxt9UntqZRWSsEebWkY5_3w0uONwl4dPvxhiIOxMW038Oc379hh1TuyJd4tucInm5yq2f_gmd9sg2NEjVmUgX3V80eOE/s1600/feather-star-2.jpg.838x0_q80.jpg

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

# Animal da semana 1 - Isistius Brasiliensis

Equinodermos