Equinodermos

Como o nome do filo nos mostra , do grego Equino (Espinho) e Derme (pele), esses animais possuem espinhos recobrindo o seu corpo, que trazem uma grande vantagem, pois os tornam um alimento desagradável para possíveis predadores. Estrelas-do-mar, ouriços e bolachas da praia são os animais mais conhecidos do filo Equinodermata. 

Os equinodermados são animais exclusivamente marinhos e bentônicos, são encontrados tanto em regiões entre marés quanto em grandes profundidades. Esses animais possuem simetria radial com ordem pentâmera, ou seja simetria pentaradial, que foi originada provavelmente dos equinodermos extintos, que eram sesseis, ou seja ficavam presos ao substrato, e para isso usavam os pedúnculos.




As placas calcarias porosas formam o endoesqueleto dos equinodermos, e tem origem mesodérmica. O Sistema Nervoso desses animais é bem simples, eles possuem um cordão nervoso em volta da boca de onde se prolongam cinco cordões e uma rede subepidérmica.

Eles possuem o sistema ambulacral ou aquífero que existe apenas nesses animais, a água do mar entra por uma placa do esqueleto modificada chamada de madreporito e dali se prolongam vários canais bem organizados até os pódios, esse sistema pode estar participando da captura do alimento, locomoção, trocas gasosas e eliminação de excretas.

Esses animais são dioicos com fertilização externa, os gametas são lançados e formam larvas com simetria bilateral, que após a metamorfose transformam-se em um animal de simetria pentaradial.

Após a perda do pedúnculo em seus ancestrais os Equinodermos passaram a ter a face oral que contém a boca virada para o substrato e o ânus na face contraria chamada aboral.

Os equinodermos são divididos em cinco classes, para saber mais clique nos links:
  • Ophiuroidea
  • Asteroidea - Estrelas-do-mar
  • Echinoidea - Ouriços e bolachas-da-praia
  • Holothuroidea - Pepinos-do-mar 
 Referências:
  1. RIBEIRO-COSTA, Cibele S.; DA ROCHA, Rosana Moreira. Invertebrados: manual de aulas práticas. Holos, 2002.
  2.  https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiJXOItS3d30pSH4GYZl1qEEMHlI0cnQpIbN6zQuKNiRe9wuUpUKM-RDS-C7JORdLoJI_JqeFSAPJdu7Ha4gWa6rr2au3mnD29v5tX_Q15lvJkWnA7P4q7refsjdmOy5t6ps8tOs7vuplul/s1600/Equinodermos-biologia.jpg




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lirios-do-mar - Crinóides

# Animal da semana 1 - Isistius Brasiliensis